sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Iguatu tem ação em defesa do clima

O Instituto Rio Jaguaribe (IRJ), na cidade de Iguatu, realizou na manhã desta sexta-feira, 29, na Praça Gonçalves de Carvalho (Caixa Econômica Federal) uma ação em defesa do clima, que ocorre em várias cidades do mundo.

O diretor do IRJ, agrônomo Paulo Ferreira Maciel, disse que ocorre em âmbito mundial uma greve global do clima. “É um evento que chama para a consciência da necessidade de mudanças urgentes nas questões relacionadas com a emissão de gases de efeito estufa e o aquecimento global”, esclareceu. “Iguatu fez parte dessa mobilização”.

O evento reuniu estudantes – crianças e adolescentes, da escola Frei Damião, mas poucos moradores compareceram ao ato.

Em nota, Paulo Maciel explicou que ‘a humanidade passa por um momento de drásticas mudanças climáticas. As previsões de aumentos de temperatura no planeta são catastróficas. Estudos científicos de alta confiabilidade apontam que até o final deste século, se não agirmos decididamente já, a Terra pode ter sua temperatura média aumentada em 4 graus centigrados o que levará à extinção de vários ecossistemas e grande quantidade de espécies animais e vegetais, além da elevação do nível dos mares, submersão de ilhas e litorais de muitos países, perda das maiores fontes de água potável dentre outras mudanças que tornarão a vida no planeta um verdadeiro suplicio. Temos que acordar agora, apesar de já termos demorado muito, para esta problemática e começarmos, a partir de nossa comunidade, a promover as mudanças necessárias”.

Paulo Maciel disse acreditar na força da juventude no sentido de promover estas mudanças. “Essa faixa da população será a mais atingida, mas reúne também a vitalidade, a sensibilidade e a potencialidade para a ação consciente pelas mudanças necessárias.

Com informações do Diário do Nordeste.