terça-feira, 30 de abril de 2019

Profissionais do Cariri temem fim da regionalização do Samu

Profissionais que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) encampam, junto a políticos do Cariri, uma campanha para que a Central de Regulação Médica do serviço não seja extinta da região.

Atualmente, a central está localizada em Juazeiro do Norte, mas seria unificada, junto às outras 13 centrais, e passariam a operar em Eusébio, cidade da Região Metropolitana de Fortaleza.

O movimento de unificação foi temporariamente contido pela atuação de lideranças políticas do Cariri, mas os trabalhadores do serviço permanecem temerosos.

“A justificativa para centralizar e levar tudo para Eusébio seria a redução de custos”, explica o o coordenador administrativo da base do Samu em Juazeiro do Norte, o médico Marco Rulim.

Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas que atuam em casos de emergência básicos e avançados percorreram Câmaras de Vereadores da região, em busca de apoio dos representantes políticos locais para a manutenção da central no Cariri.

Eles entendem que a mudança prejudicaria as operações do Samu na região, reduzindo a qualidade do serviço. Com informações do Ceará News.