segunda-feira, 29 de abril de 2019

Menina com síndrome de Down vence concurso de beleza infantil

Maria Vitoria dos Santos Mostardeiro, de apenas dois anos e sete meses, conquistou o título de Miss Baby Destaque RS. A menina que tem síndrome de Down ganhou a faixa em um concurso de beleza infantil realizado em Blumenau (SC), no mês passado. Crianças e adultos de diferentes idades, em sua maior parte sem deficiência, disputaram as faixas.

A vitória dá à Maria Vitoria a chance de sair de Cidreira, sua cidade natal no litoral norte do Rio Grande do Sul, para disputar a faixa de Miss Baby Brasil em São Paulo. O concurso está programado para setembro.

A mãe da garota, Tatiane da Silveira dos Santos, disse em entrevista à Revista Versar que deseja "mostrar que as crianças com síndrome de Down também têm capacidade para realizar sonhos". Para ela, "os pais têm que ter força de vontade para estimulá-las. Elas podem se desenvolver bem, podem fazer tudo que uma criança normal faz". 

Tatiane é vendedora de roupas e está engajada em uma mobilização, junto á prefeitura de Cidreira, para tentar abrir uma unidade da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) no município.

Síndrome de Down

A Síndrome de Down é um distúrbio genético causado quando uma divisão celular anormal resulta em material genético extra do cromossomo 21. A trissomia provoca uma aparência física distinta – cabeça mais achatada na parte de trás, língua que tende a ficar fora da boca, orelhas um pouco menores e implantadas mais abaixo, flacidez muscular, uma linha única na palma da mão –, deficiência intelectual de níveis diversos, atrasos no desenvolvimento e pode ser associada a doença cardíaca ou da tireoide. Com informações do O Povo