quarta-feira, 24 de abril de 2019

Abastecimento de água em Iguatu foi restabelecido, após rompimento da adutora do Trussu

O sistema de abastecimento de água de Iguatu está normalizado, após conserto de vazamento na adutora do Açude Trussu por operários do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) nesta terça-feira, 24. A informação foi confirmada pelo superintendente do órgão, Edval Lavor. “Há um tempo de normalização da distribuição da água na rede entre um e dois dias, dependendo do bairro”, explicou Lavor. “O reabastecimento ocorre de forma gradativa”.

A Estação de Tratamento de Água (ETA) do SAAE, no Cocobó, recebe 700 metros cúbicos de água por hora, sendo 150 metros cúbicos provenientes de poços no Rio Jaguaribe e 550 metros cúbicos do açude Trussu. 

“Esse foi o primeiro vazamento ocorrido neste ano”, pontuou Edval Lavor.

Trussu tem situação preocupante 

O açude Trussu está com um volume de apenas 3,6% de sua capacidade. “Há sete anos que o Trussu não tem recarga significativa”, observou Edval Lavor. “O nível do reservatório é muito baixo e preocupante, mas ainda suficiente para atender a demanda no segundo semestre”.

Edval Lavor reforçou que o SAAE vem tomando ações concretas para assegurar o abastecimento dos moradores. “Temos um projeto pronto e em andamento para perfurar mais poços no Rio Jaguaribe e instalar uma adutora de 1500 metros de comprimento com 300mm de diâmetro – transportando 250 mil litros por hora e vamos perfurar poços e captar água no aquífero Julião, possibilitando transferir 300 mil litros de água por hora”, explicou. “Precisamos implantar uma subestação de energia elétrica”. Com informações do Diário do Nordeste.