quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Localização da cadeia regional do Centro Sul está em análise, afirma o Governo do Ceará

Nesta semana a reportagem da TV Centro Sul foi procurada por moradores de localidades entre as cidades de Iguatu e Jucás. Segundo os mesmos, informações detalhavam a construção de uma cadeia regional entre os dois municípios.

E nesta quinta-feira,14, a reportagem da TV Centro Sul entrou em contato com Assessoria de Comunicação da Secretaria de Administração Penitenciária do Ceará, onde informaram oficialmente que nada está definido em relação a localização da cadeia regional no Centro Sul.

“A Secretaria da Administração Penitenciária informa que serão construídas 14 unidades prisionais regionalizadas. A localização de cada uma delas está em análise pela Secretaria”, disse a nota enviada para a TV Centro Sul.

Em 2018, o Governo do Ceará informou que para erguer os presídios regionais, já existiriam duas fontes de recursos federais. Na época o presidente Michel Temer prometeu, em reunião no dia 30 de janeiro, em Brasília, investir na construção de, pelo menos, duas unidades penitenciárias no Ceará. As outras 12 unidades devem ser custeadas pelo empréstimo de até R$ 42 bilhões que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) concederá a todos os estados do País, para investirem em Segurança Pública e no Sistema Penitenciário. Mas até o momento nada saiu do papel.

Nos últimos meses o Ceará observa o fechamento de cadeias em várias cidades, e os presos estão sendo enviados para presídios na região metropolitana de Fortaleza. As especulações sobre a construção de novos presídios regionais toma conta nas redes sociais, mas com afirmou o Governo do Ceará, nada está confirmado. Com informações do Site Iguatu.Net.