terça-feira, 2 de outubro de 2018

Sesc promove ações de prevenção ao câncer de mama em Acopiara e mais 12 cidades

Muitas vezes sem sintomas em sua fase inicial, o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente entre as mulheres no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). No entanto, as chances de cura chegam a mais de 90%, quando descoberto precocemente.

Para conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção do câncer de mama, o Serviço Social do Comércio (Sesc) promove, durante o mês de outubro, atividades em alusão à campanha Outubro Rosa. A programação acontece em 13 municípios do Ceará e alerta sobre a eficácia do diagnóstico precoce e do cuidado com a saúde da mulher.

O início da programação foi neste último dia 1º de outubro. As atividades ocorrem em unidades do Sesc, centros comerciais, instituições e espaços públicos, abrangendo palestras, exposições, atividades esportivas e debates voltados à prevenção do câncer de mama. Durante as ações, o público é sensibilizado sobre o método do autoexame, a necessidade de consulta médica periódica, além de participar de atividades lúdicas e receber brindes e laços cor-de-rosa, símbolo da campanha.

Câncer de Mama

Como não tem uma causa única, são diversos os fatores que estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença como idade, fatores endócrinos, comportamentais e genéticos. Embora a incidência nas mulheres ocorra, em sua maioria, a partir dos 50 anos de idade, isso não significa que as mais jovens não estejam propensas à doença, já que só 2% dos diagnósticos são realizados em mulheres com menos de 35 anos.

Ainda de acordo com o INCA, cerca de 30% dos casos da doença podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, entre eles estão a prática de atividade física regularmente, alimentação saudável, amamentação, peso corporal adequado, além de evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Sobre o Outubro Rosa

O Outubro Rosa é uma campanha internacional que acontece desde a década de 90, a fim de estimular a participação da população no controle do câncer de mama, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. O laço cor-de-rosa integra o movimento no mundo inteiro como símbolo da campanha, que visa à integração da população na causa.

Programação Sesc
Iguatu
Unidade Sesc Iguatu:
Exposição mediada e orientação
Local: Empresa Zenir Móveis
Data: 5/10

Exposição mediada e orientação
Local: Unidade Sesc Iguatu (Rua 13 de maio, 1130)
Data: de 24 a 26/10

Solonópole
Palestra no Salão Paroquial de São José de Solonópole
Data: 9/10

Jucás
Palestra no CRAS São José
Local: Rua Padre Cícero
Data: 16/10

Roda de conversa na Escola Maria Áurea Leal Rodrigues Guerra
Local: Vila José Bento, 200
Data: 19/10

Acopiara
Roda de Conversa: CRAS de Acopiara
Data: 10/10