sábado, 29 de setembro de 2018

Morre em Teresina o arcebispo emérito Dom Celso José, aos 84 anos


O arcebispo emérito de Teresina, Dom Celso José Pinto da Silva, 84 anos, faleceu após passar mal e sofrer uma parada cardíaca na madrugada desta sexta-feira (28). A Arquidiocese de Teresina informou que ele chegou a receber atendimento, mas não resistiu.

Dom Celso José Pinto da Silva nasceu no dia 29 de Outubro de 1933, na cidade do Rio de Janeiro. A ordenação presbiteral ocorreu no dia 14 de março de 1959. Dom Celso foi nomeado como o 5° Arcebispo de Teresina pelo Papa João Paulo II, em 1° de Maio de 2001, onde ficou até o dia 03 de Setembro de 2008.

Veja a nota na íntegra:

Com muito pesar a Arquidiocese de Teresina comunica o falecimento do Arcebispo Emérito, Dom Celso José Pinto da Silva.

Dom Celso nasceu no Rio de Janeiro, em 29 de outubro de 1933. Nomeado pelo Papa João Paulo II, com o lema “Para Servir”, tomou posse como 5º Arcebispo Metropolitano de Teresina no dia 1º de maio de 2001, onde ficou por sete anos. Antes, Dom Celso José passou pelas Arquidioceses do Rio de Janeiro e de Vitória da Conquista. Após se tornar bispo emérito de nossa Arquidiocese ele escolheu continuar a servir e a viver em Teresina.

Nesta madrugada (28), ele faleceu após passar mal e sofrer uma parada cardíaca na Casa do Clero. Dom Celso José completaria 85 anos no próximo mês. Após receber assistência do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi levado para o Hospital de Urgência de Teresina, mas veio a óbito.

Dom Celso José foi um verdadeiro missionário de Deus, fiel servo e anunciador da Palavra. Homem do diálogo e zeloso com as coisas de Deus. A nossa Arquidiocese e todo o Povo de Deus é grata pelos serviços prestados à obra do Pai na Igreja Particular de Teresina.

O Velório e o sepultamento serão na Catedral Nossa Senhora das Dores, localizada na Praça Saraiva, Centro de Teresina.

Teresina, 28 de setembro de 2018

Setor de Comunicação – Arquidiocese de Teresina