quarta-feira, 25 de abril de 2018

Prefeito de Acopiara Antônio Almeida Neto assina termo de adesão do município ao Programa Nascer no Ceará

O prefeito de Acopiara Antônio Almeida Neto acompanhado da secretária da Saúde do município, Dra. Luciane Tavares, assinou o termo de adesão do Programa Nascer no Ceará, criado pelo Governo do Estado, através do Programa Mais Infância, em parceria com a secretaria da Saúde do Estado e a Sociedade Cearense de Ginecologia e Obstetrícia- SOCEGO. O mesmo tem por objetivo de reduzir as taxas de mortalidade e adoecimento materno, fetal e neonatal durante a gestação.

Com a participação do município no Programa, a prefeitura busca cumprir com todos os objetivos para garantir melhorias efetivas na qualidade de vida da população acopiarense.

Estão previstas no programa as atividades de elaboração e implantação de protocolos de atenção à saúde da gestante, qualificação dos profissionais médicos e enfermeiros, oferta dos exames específicos, vinculação das gestantes às policlínicas e maternidades de referência para alto risco, oferta de métodos contraceptivos de longa duração às mulheres que tiveram gravidez de alto risco, além de acompanhamento e monitoramento das ações através de sistema de informação e aplicativos desenvolvidos para esse fim. A Sociedade Cearense de Ginecologia e Obstetrícia é parceira do programa na qualificação dos profissionais de saúde da atenção primária, especializada e terciária.

O Programa Nascer no Ceará foi lançado no dia 26 de março deste ano em Fortaleza, e contou com as presenças da vice-governadora do Estado Izolda Cela, da primeira-dama Onélia Santana, do secretário da Saúde do Estado Henrique Javi, lideranças municipais e profissionais da saúde.