terça-feira, 31 de outubro de 2017

Hemoce lança campanha nesta quarta-feira (1)

Resultado de imagem para Hemoce lança campanha nesta quarta-feira (1)
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede pública do Governo do Estado, convida a imprensa para participar do lançamento da XXI Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, na próxima quarta-feira, dia 1º de novembro, a partir de 9 horas, na sede do Hemoce em Fortaleza.

Na ocasião será apresentado o conceito da campanha deste ano que traz como tema “Você doaria sangue para mim?” Para animar o público o evento terá a participação da humorista cearense Luana do Crato.

O lançamento da campanha acontece simultaneamente no hemocentro coordenador e nas unidades do interior do estado – Sobral, Crato, Iguatu, Quixadá e Juazeiro do Norte que preparam uma programação diferenciada para a abertura da campanha. “No dia 25 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue, então a gente já inicia o mês com os festejos ao maior parceiro do Hemoce que é o doador voluntário de sangue.

A ocasião é ainda uma oportunidade para relembrar a importância de manter o gesto de doar com regularidade porque todos os dias têm pessoas que necessitam de transfusão de sangue”, disse Luciana Carlos, diretora geral do Hemoce.

A expectativa é que durante a campanha que inicia nesta quarta-feira, 1 de novembro e segue até o dia 30 de dezembro, sejam coletadas 18.000 bolsas de sangue em todo o estado. “Nós estamos nos aproximando dos feriados prolongados, dos festejos de final de ano e por isso é importante já preparar os estoque de sangue para qualquer eventualidade porque todo sangue doado passa por uma análise e processamento antes de ser liberado aos hospitais para os pacientes”, ressalta Nágela Lima, coordenadora da captação de doadores do Hemoce.

O sangue doado ao Hemoce é utilizado em transfusões, cirurgias, no tratamento de pacientes com câncer e nos atendimentos de urgência e emergência de aproximadamente 450 unidades de saúde do Ceará. Para ser um doador de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50 kg, ter entre 16 a 69 anos de idade e apresentar um documento oficial e original com foto. Os menores de 18 anos precisam apresentar o termo de consentimento disponível para download no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br)

Semana Nacional do doador voluntário de sangue

No Ceará a semana nacional do doador voluntário acontecerá este ano entre os dias 20 a 25 de novembro com uma programação diversificada com apresentações musicais, de coral, humoristas e mágicos; testes rápidos de glicemia, pressão arterial; cuidados com o corpo, tais como massagem, limpeza de pele e spa das mãos; blitzes educativas e homenagens a doadores e parceiros.

A Semana do Doador Voluntário de Sangue é tradição em todos os hemocentros do país. Tem como principal objetivo agradecer aos doadores e incentivar novos voluntários para doar sangue. No Ceará, os eventos festivos acontecem no hemocentro coordenador (Av. José Bastos, 3390, Rodolfo Teófilo) e em todas as sedes de hemocentros regionais do estado (Crato, Sobral, Iguatu, Quixadá e Juazeiro do Norte) que prepararam uma programação especial. O evento é comemorado sempre no mês de novembro em alusão ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro.

Onde doar sangue?

As doações podem ser feitas na sede do Hemoce em Fortaleza, no posto de coleta no IJF, nos hemocentros regionais (Quixadá, Iguatu, Crato, Sobral), no hemonúcleo de Juazeiro do Norte, além das coletas externas que acontecem diariamente.

O Hemoce destaca ainda que é necessário um intervalo entre uma doação e outra. Os homens podem doar a cada 60 dias no máximo 4 vezes ao ano e as mulheres a cada 90 dias até 3 vezes em 12 meses.