sábado, 1 de julho de 2017

Milho irrigado em Iguatu abastece o mercado regional durante o ano inteiro

A vocação agrícola deste município, localizado na região Centro-Sul do Estado do Ceará, mantém-se ativa mesmo o setor enfrentando um período de seis anos seguidos de ocorrência de chuvas abaixo da média ou irregulares e perda de reservas hídricas nos principais reservatórios. Nas várzeas do Rio Trussu, agricultores familiares produzem milho irrigado, abastecendo o mercado regional.

O verde do milharal e a terra úmida contrastam com a paisagem do sertão nessa época do ano, que começa a retornar ao tom cinza da Caatinga no período da estiagem e à aridez do solo. Nos sítios Barra, Gameleira e Varjota, a produção do grão é assegurada com a irrigação por aspersores. A fonte hídrica são os poços perfurados no leito do Rio Trussu.

Sempre produtivos

No período chuvoso, reduz-se a irrigação, que se torna complementar, mas, ao longo do segundo semestre, a água oriunda do subsolo assegura o desenvolvimento do milho. "Aqui para nós não tem seca, não tem verão", diz o agricultor Cícero Bezerra, um dos três irmãos dedicados ao plantio do grão irrigado. "Antigamente, só se comia milho no fim do inverno, no mês das festas juninas, mas agora tem em todo mês do ano", completa.



Leia a matéria completa AQUI