segunda-feira, 31 de julho de 2017

Centro para recuperação de menores infratores em Iguatu será fechado

Um dos equipamentos mais importantes de Iguatu e região para recuperação de menores infratores que existe há cerca de 15 anos, poderá fechar as portas nos próximos meses.

Estamos falando da unidade Semiliberdade localizada no Bairro Areias em Iguatu. E que atende também 14 municípios da região. As informações do Iguatu.Net.

Na última sexta-feira,28, a direção da unidade recebeu uma ligação da Superitendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo, determinando que os menores infratores que estavam em recuperação no local fossem transferidos para a região do Cariri.

O fato chamou a atenção de autoridades que se reuniram neste fim de semana, 29, na Câmara Municipal de Iguatu com funcionários, onde foram debatidas e apresentadas algumas ações que serão tomadas nos próximos dias.

“ Recebemos a informação que a unidade vai fechar e que a partir de 1º de agosto todos os funcionários estão em aviso prévio, os menores serão conduzidos para Juazeiro e queremos que isto seja revisto, não podemos aceitar que isto aconteça, famílias que não possuem a menor condição de acompanhar estes adolescentes em outra cidade, e como ficarão aqueles que devem ter um acompanhamento no futuro aqui?”, disse Alzanira Gonçalves, sócio educadora que atua na unidade.

A deputada Miriam Sobreira participou do encontro e disse que estará levando o pedido para o Governo do Ceará rever esta decisão, “ um equipamento como este não pode acabar, tem que ser ampliado, perde não apenas Iguatu, mas a região Centro Sul. Um debate amplo precisa ser feito, vamos cobrar na Assembleia a permanência desta unidade, convocaremos as entidades para que participem deste movimento, em defesa dos menores e também das famílias”, destacou.

Para a deputada, uma região como a do Centro-Sul, precisa ser reconhecida geopoliticamente como uma área independente, “ infelizmente, estão confundindo o Centro-Sul com o Cariri, Sertão Central, não existe isto, o Centro-Sul é uma região geopoliticamente independente, e que precisa ter seus investimentos diferenciados em várias áreas, saúde, segurança, educação e tantas outras. Um movimento precisa ser feito com prefeitos, vereadores e lideranças de vários municípios para que ações como estas sejam evitadas, onde poderemos perder um local para recuperação de crianças e adolescentes em nossa região”, destacou a deputada.

Atender, em regime de semiliberdade, adolescentes de ambos os sexos, autores de ato infracional, através do desenvolvimento de atividades socioeducativas e de iniciação profissional. A unidade de Iguatu atende adolescentes, de 12 a 18 anos – excepcionalmente até 21 anos, encaminhados p/ordem judicial das Comarcas da Região.

O presidente da Câmara Municipal de Iguatu, vereador Mário Rodrigues, também participou do encontro, “ nesta terça-feira, dia 01, iremos fazer uma audiência para debater este problema, não podemos aceitar isto, chamaremos as entidades, formadores de opinião, da segurança pública e formar um movimento em defesa da permanência e ampliação deste equipamento”, anunciou o vereador.