quinta-feira, 1 de junho de 2017

Fim da quadra invernosa: Chuvas banham municípios do Centro-Sul e Sul do Ceará

http://blogs.diariodonordeste.com.br/centrosul/wp-content/uploads/2017/03/chuva.jpg
Chuva banhou Iguatu nesta última quarta-feira, 31. Foto de Honório Barbosa

No 1º dia após o fim da quadra invernosa, no Ceará, a Funceme – Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – registrou boas chuvas na região Centro-Sul do Ceará. Na madrugada desta quinta-feira, 1º, foram observados em Cariús, localidade de São Sebastião (126mm), na sede de Cariús (120mm), Jucás (87mm), Aiuaba (75mm), Barro (71mm), Iguatu, na localidade de Baú (57mm), e na sede (52mm), Aurora (48mm).

Até o momento, a Funceme registra chuva em 57 municípios do Estado.

MAIO ABAIXO DA MÉDIA

Os dados ainda são parciais, mas em maio as chuvas ficaram em média 26% abaixo do esperado para o período que é 90.6mm. Segundo a Funceme, foram observados em média, 67mm.

Junho é o primeiro mês do período pós estação chuvosa e tem média pluviométrica de apenas 37.5mm, conforme a Funceme.

Ainda segundo a Funceme, na quadra invernosa deste ano (fevereiro a maio) as chuvas ficaram 5,9% abaixo da média, no Ceará. O índice ainda é preliminar. Para o órgão, está na categoria em torno da média.
 

Fonte Diário do Nordeste