Foto Correio News |
Depois de uma semana de preocupação, a vida dos moradores da cidade de Parambu, na região dos Inhamuns, voltou à normalidade. Entre os dias 17 e 23 passados, foram notificados quatro casos de meningite meningocócica e duas mortes. Expedientes em repartições públicas e aulas chegaram a ser interrompidos, mas, nesta segunda-feira, o funcionamento foi retomado.
Até sábado passado, equipes da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) trabalharam no Município, realizando bloqueios e investigações e, se nas últimas 24 horas não houver novo registro da doença, a ocorrência de surto será descartada. Neste ano, de acordo com boletim epidemiológico da Sesa, até 21 de maio, foram registrados dez casos e duas mortes, sem os registros de Parambu (quatro notificações e dois óbitos).
Números
De janeiro a maio deste ano, foram observados registros da doença da forma meningocócica em Fortaleza (quatro casos e um óbito), Caucaia (um caso e um óbito), Eusébio, Marco, Iguatu, cada um com um caso, e Horizonte com dois casos. Em 2016, foram observados 19 casos de doença meningocócica e três mortes. De outras meningites foram 208 casos e 17 óbitos, segundo dados da Sesa.
Fonte Diário do Nordeste