Segundo a controladora informa ao piloto Miguel Quiroga, o avião da Chapecoense estava a cerca de 13 quilômetros do local de pouso ( Reprodução / Facebook ) |
Um áudio divulgado pela Blu Radio, da Colômbia, nesta quarta-feira (30), revela pedidos insistentes do piloto do avião que transportava a delegação da Chapecoense para pousar. Esta seria a última conversa que ele teve com a torre de controle do aeroporto José Maria Córdova, em Medellín.
A gravação, que tem 11 minutos, mostra Miguel Quiroga, que pilotava o Avro RJ85, explicando o problema de combustível no avião e solicitando pouso, momentos antes do acidente que provocou a morte de 71 pessoas na madrugada da última terça-feira (29).
Segundo a controladora informa ao piloto, o avião da Chapecoense estava a 8 milhas do aeroporto – ou seja, a cerca de 13 quilômetros do local de pouso. A torre de controle repassa informações sobre as condições climáticas para liberação do pouso.
Aos 10 minutos de gravação, Miguel Quiroga registra falha elétrica total e que está sem combustível. Confira transcrição de parte da conversa:
- Piloto: "Señorita Lamia 933 está en falla total, falla eléctrica total, sin combustible".
- Torre de controle: "Pista libre y esperando lluvia sobre la superficie Lamia 933, bomberos alertados".
- Piloto: "Vectores señorita, vectores a la pista".
- Torre de controle: "La señal radar se perdió, no lo tengo, notifique rumbo ahora".
- Piloto 933: "Estamos con rumbo 3-6-0, con rumbo 3-6-0".
- Torre de controle: "Vire por la izquierda 0-1-0 proceder al localizador del borde Ríonegro una milla delante del Bora (…) le confirmo por la izquierda con rumbo 3-5-0".
- Piloto 933: "A la izquierda 3-5-0 señorita".
- Torre de controle: "Sí correcto, usted está a una milla del borde Ríonegro".
- Torre de controle: "No lo tengo con la altitud Lamia 933".
- Piloto: "9 mil pies señorita".
- Piloto: "Vectores, vectores".
- Torre de controle: "Usted está a 8.2 millas de la pista".
- Torre de controle: "¿Que altitud tiene ahora?"
- Torre de controle: "¿Lamia 933 posición?"
A gravação, que tem 11 minutos, mostra Miguel Quiroga, que pilotava o Avro RJ85, explicando o problema de combustível no avião e solicitando pouso, momentos antes do acidente que provocou a morte de 71 pessoas na madrugada da última terça-feira (29).
Segundo a controladora informa ao piloto, o avião da Chapecoense estava a 8 milhas do aeroporto – ou seja, a cerca de 13 quilômetros do local de pouso. A torre de controle repassa informações sobre as condições climáticas para liberação do pouso.
Aos 10 minutos de gravação, Miguel Quiroga registra falha elétrica total e que está sem combustível. Confira transcrição de parte da conversa:
- Piloto: "Señorita Lamia 933 está en falla total, falla eléctrica total, sin combustible".
- Torre de controle: "Pista libre y esperando lluvia sobre la superficie Lamia 933, bomberos alertados".
- Piloto: "Vectores señorita, vectores a la pista".
- Torre de controle: "La señal radar se perdió, no lo tengo, notifique rumbo ahora".
- Piloto 933: "Estamos con rumbo 3-6-0, con rumbo 3-6-0".
- Torre de controle: "Vire por la izquierda 0-1-0 proceder al localizador del borde Ríonegro una milla delante del Bora (…) le confirmo por la izquierda con rumbo 3-5-0".
- Piloto 933: "A la izquierda 3-5-0 señorita".
- Torre de controle: "Sí correcto, usted está a una milla del borde Ríonegro".
- Torre de controle: "No lo tengo con la altitud Lamia 933".
- Piloto: "9 mil pies señorita".
- Piloto: "Vectores, vectores".
- Torre de controle: "Usted está a 8.2 millas de la pista".
- Torre de controle: "¿Que altitud tiene ahora?"
- Torre de controle: "¿Lamia 933 posición?"
Fonte Diário do Nordeste