sábado, 15 de outubro de 2016

90% dos municípios cearenses devem decretar emergência após maior seca em um século

estiagem-municipios-cearenses
126 municípios cearenses já decretaram situação de emergência (FOTO: Divulgação)

Em razão da estiagem, 126 municípios cearenses já decretaram situação de emergência. Se o nível dos reservatórios diminuir ainda mais até o fim do ano, o número de cidades pode chegar a 170, alcançando cerca de 90% dos municípios do Estado.

A situação de emergência ou estado de calamidade pública são declarados pelas prefeituras, no âmbito municipal, ou pelo governo estadual, caso vários municípios estejam envolvidos em desastres ou em situação de grandes perdas financeiras e estruturais.

Em entrevista à Rede Jangadeiro FM, capitão Aluizio Freitas, gerente de minimização de desastres da Defesa Civil, informou que em 2012 o órgão desenvolve ações para ampliar a oferta d’água em todo o Estado. Entre as ações, está a instalação de 642 poços, sendo 118 com dessalinizadores que retiram o teor de sal da água, adequando para o uso humano.

“Ao todo, até o momento a gente instalou 642 poços que já estavam perfurados em diversas localidades do Ceará. A gente pegou e fez a instalação desses poços para que a água seja ofertada à comunidade”, ressaltou o capitão.


Leia a matéria completa AQUI