sábado, 1 de outubro de 2016

Na antevéspera da eleição, dia tranquilo em Iguatu

Nesta sexta-feira, candidatos mantiveram bandeiras para divulgar seus nomes. Foto de Honório Barbosa
Nesta sexta-feira, candidatos mantiveram bandeiras para divulgar seus nomes. Foto de Honório Barbosa



Depois de 45 dias de mobilização de candidatos a prefeito e a vereador em busca de conquista de votos, nas cidades da região Centro-Sul, desde quinta-feira, com o fim da propaganda eleitoral no rádio e em carros de som (por acordo entre as coligações e o Ministério Público Eleitoral), o clima é de tranquilidade.

O dia foi de reduzida movimentação nos comitês, nos cartórios eleitorais e nas ruas. Em alguns cruzamentos da cidade de Iguatu houve panfletagem e pessoal contratado agitavam bandeiras de seus candidatos.
Bandeiras e panfletagem nos cruzamentos de avenidas em Iguatu chamam a atenção dos eleitores. Foto de Honório Barbosa
Bandeiras e panfletagem nos cruzamentos de avenidas em Iguatu chamam a atenção dos eleitores. Foto de Honório Barbosa



Nos últimos dois dias antes da eleição, os candidatos priorizam a visita aos eleitores em suas casas nos centros urbanos e na zona rural. A fiscalização de juízes e promotores eleitorais com apoio de policiais militares agora é para evitar a compra de votos.

DISTRIBUIÇÃO URNAS

A cidade de Iguatu concentra o maior número de eleitores da região. São 60.486 aptos a votar, segundo o Cartório Eleitoral. A 13ª Zona Eleitoral abrange também o município de Quixelô, o menor do Centro-Sul cearense, com 12.309 eleitores cadastrados. As 309 urnas eletrônicas das duas cidades estão armazenadas no Fórum Eleitoral e serão distribuídas a partir das 7 horas da manhã de hoje (sábado, dia 1º) por empresas contratadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

O chefe do Cartório Eleitoral de Iguatu, Michel Oliveira, disse que está tudo planejado e que o trabalho de distribuição das urnas deve durar ao longo do dia. “Em 2014, concluímos o serviço por volta das 17 horas”, lembrou. Em Iguatu, todos os locais de votação já foram vistoriados e dispõem de energia elétrica.

Na cidade de Iguatu, três candidatos disputam a eleição majoritária: o prefeito, Aderilo Alcântara (PSD) tenta a reeleição; o atual vice-prefeito, que rompeu com a situação, Ednaldo Lavor (PDT) e o professor Vandeilton Sucupira (PRTB). O pleito tornou-se acirrado entre Alcântara e Lavor nos últimos dez dias.



Fonte Diário do Nordeste