sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Candidatos têm último debate na TV

Na Capital, seis dos oito candidatos à Prefeitura de Fortaleza participaram do debate da TV Verdes Mares, mediado pelo jornalista Luiz Esteves ( Foto: JL ROSA )
 
Seis dos candidatos à Prefeitura de Fortaleza – Roberto Cláudio (PDT), Capitão Wagner (PR), Luizianne Lins (PT), Heitor Férrer (PSB), Ronaldo Martins (PRB) e Tin Gomes (PHS) – participaram de debate, ontem à noite, na TV Verdes Mares, encerrando a propaganda eleitoral estabelecida no Calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os dois outros candidatos, João Alfredo (PSOL) e Francisco Gonzaga (PSTU), por seus partidos não terem representação parlamentar superior a nove deputados federais, não são obrigados a serem convidados aos debates.

No Interior, o encerramento da programação de debates aconteceu na TV Verdes Mares Cariri, com debate entre os cinco candidatos à Prefeitura de Juazeiro do Norte: Arnon Bezerra (PTB), Gilmar Bender (PDT), Normando (PSDB), Flávia Soares (PRB) e Helaine Mendonça (PMB). O prefeito Raimundo Macêdo, conhecido como Raimundão (PMDB), desistiu de disputar a reeleição. 
Em Juazeiro do Norte, debate da TV Verdes Mares Cariri foi mediado pelo jornalista Paulo Henrique Rodrigues. Cinco candidatos à Prefeitura do Município participaram do último encontro da campanha na televisão ( Foto: Elizângela Santos )

Na Capital, mediados pelo jornalista Luiz Esteves, os candidatos debateram em quatro blocos, respondendo perguntas uns dos outros sobre temas determinados, como Abastecimento de Água, Espaço Público, Investimento, Saúde, Saneamento Básico e outros, e também temas livres. Ao fim, todos tiveram tempo para considerações finais. Em Juazeiro do Norte, o debate foi mediado pelo jornalista Paulo Henrique Rodrigues.

Antes da chegada dos candidatos à emissora para o debate, que começou pouco depois das 22h30, um grupo de pessoas, majoritariamente apoiadores do atual prefeito, se aglomerou na Praça da Imprensa Chanceler Edson Queiroz, em frente ao veículo de comunicação do Sistema Verdes Mares, com faixas, cartazes e até carros de som. Na chegada de cada um dos oito prefeituráveis, gritavam em coro: “O inimigo é o Capetão!”, em referência a Capitão Wagner.

Mais cedo, por volta das 19h, foi um grupo de apoiadores do candidato republicano que se reuniu em frente ao local do debate. Policiais militares fizeram a segurança apoiados por guardas de trânsito. Até mesmo ambulância lá estava parada.

O primeiro a chegar para o programa foi Tin Gomes, por volta das 21h05. Acompanhado de um assessor, disse que, na televisão, priorizaria o debate sobre Educação, “porque a Educação vai chegar na Saúde e vai chegar na Segurança”. “No momento em que eu invisto bastante em Educação, com Esporte, Cultura e Lazer, eu estou investindo também na Segurança e em uma Fortaleza mais humanizada”.

Propostas inviáveis

Tin também afirmou que, no debate, focaria “na realidade”, pois, segundo ele, alguns candidatos colocam “inverdades” na campanha e a “população desinformada acaba aceitando”. “Não adianta a gente pensar em passe livre, que não vai ter como dar. Poderia até congelar um ano, dois anos a tarifa, mas passe livre não tem condições de dar. Não adianta a gente pensar que vai acabar as Regionais e criar 119 pontos de atendimento, porque não vai acontecer. Não adianta dizer que vai governar Fortaleza sem a coalizão dos partidos, que isso não vai acontecer”.

Ronaldo Martins, o segundo a chegar, acompanhado de dois assessores, aproveitou para destacar que seu plano de governo foi elaborado “na necessidade das pessoas” e que foi para o debate para “falar a verdade”. “As pessoas querem saber o que está acontecendo em Fortaleza. Por que está faltando medicamento, por que está faltando médico, e por que está sobrando tanto emprego, tanto cargo comissionado. E eu vou falar a verdade”, disse.



Leia a matéria completa AQUI