sexta-feira, 29 de julho de 2016

Descoberta: WhatsApp pode acessar mensagens deletadas pelos usuários do app


O pesquisador especializado em iOS Jonathan Zdziarski descobriu que o WhatsApp pode acessar mensagens deletadas pelos usuários do aplicativo. 

Ao examinar imagens de disco da versão mais recente da ferramenta, ele viu que o app retém traços forenses dos registros de conversa. Os dados podem ser acessados por sistemas de backup.

Segundo Jonathan, o problema está no banco SQLite usado pela empresa nos códidos do aplicativo, já que ele não faz a sobreposição de dados automaticamente. Assim, mesmo que esteja marcada como apagada, cada mensagem segue disponível dentro doWhatsApp ou em serviços de armazenamento como iCloud.

Ainda que o aplicativo possua um esquema de criptografia, o que impossibilita o acesso às conversas em trânsito, quando as mensagens chegam nos aparelhos a história muda. 

Ao "The Verge", Jonathan Zdziarski destacou que outros aplicativos similares ao WhatsApp também têm o mesmo problema. "O iMessage, por exemplo, deixa muitos traços forenses". OSignal, que é focado em privacidade, está livre do problema, no entanto.



Fonte Diário do Nordeste