Além de inspirar poetas, filósofos e cientistas ao longo dos séculos, o simples olhar para a infinitude do nosso céu é capaz de mudar a perspectiva de qualquer um sobre nossa condição neste universo. Quando somamos a isto fenômenos um tanto raros, essas conclusões se tornam mais claras. E este fim de semana está proporcionando momentos assim, com a chuva de meteoritos que pode ser vista nas madrugadas.
A entrada das Delta Aquarídeas na nossa atmosfera ocorre anualmente entre julho e agosto, com pico previsto para os próximos dias, com até 20 meteoritos observados por hora. Quem vive abaixo do equador terá uma vista privilegiada. Ou seja, quem está no Nordeste do Brasil terá melhores condições de visualização. O período de lua minguante também contribui para tornar a visão do fenômeno ainda melhor, já que haverá menos luz no céu.
O melhor horário para observar a chuva é durante a madrugada, principalmente entre 2h e 3h da manhã. Olhe para o norte. A queda dos meteoros Delta Aquarídeas está associada com a passagem do cometa 96P/Machholz, descoberto por um astrônomo amador em 1986.
Fonte Diário do Nordeste