Imagens repassadas na segunda-feira (1º) ao G1 por agentes da
Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, a maior de Roraima, mostram luxo
e ostentação em celas de presos. Nas fotos, televisores de 50
polegadas, home theater, geladeira, fogão e até cama box. Os espaços,
segundo a denúncia, existem nas alas 2, 3, 4, 5, 6 e 7 e são de uso
exclusivo dos líderes de organizações criminosas que atuam dentro e fora
dos presídios do estado.Sobre as imagens das celas, a Secretaria de Comunicação Social do Governo alegou que as fotos são apenas da ala 12 e que são antigas. "A ala 12 está desativada desde o ano de 2014, quando ocorreu uma rebelião".
Segundo um agente penitenciário que não quis ser identificado, as últimas imagens das celas ´de luxo´ foram feitas em janeiro deste ano durante uma busca por túneis na unidade. Os espaços são estruturados com vários aparelhos eletrônicos.
"Os agentes estavam procurando túnel e escadas próximo à ala 6 e foram tirando fotos do que viam pela frente. Como as celas estavam no caminho, foram fotografadas", detalha o agente do presídio.
De acordo com ele, cada ala do regime fechado tem uma "cela equipada" destinada aos líderes do presídio. A Penitenciária Agrícola de Monte Cristo tem seis alas do regime fechado, onde os presos que já foram condenados pela Justiça cumprem pena.
"Cada chefe de ala do regime fechado tem uma ´cela equipada´ com televisão e home theater, geladeira e fogão", afirma.
Além dos equipamentos, os agentes fotografaram dinheiro e um caderno de anotações onde, segundo eles, possivelmente os detentos fazem a contabilidade do tráfico de drogas de dentro e fora do presídio.
Fonte G1