domingo, 31 de janeiro de 2016

Quixeramobim: Queimada irregular de lixo provoca risco à Ponte Metálica


Quixeramobim

Um dos pontos turísticos que liga o Centro de Quixeramobim aos bairros Depósito e Maravilha correu o risco de ser incendiado neste fim de semana. O sinistro ocorreu no início da tarde deste sábado, 30. As labaredas provocadas pelo fogo em um lixo acumulado junto a um dos pilares começaram a atingir o piso de madeira da passarela com mais de 200 metros de extensão. A fumaça chegou a atingir a passarela de madeira.

Segundo informações de populares, alguns moradores da vizinhança perceberam o risco do incêndio e com baldes de água apagaram o fogo. Um equipe do Corpo de Bombeiros, que tem uma unidade na cidade foi ao local. Não havia mais riscos. Entretanto, o susto foi grande. “O fogo podia se alastrar e consumir todo o assoalho da ponte”, comentou a dona de casa Maria Lúcia Moreira.

Patrimônio Histórico
Estrutura metálica férrea tem mais de 100 anos

A Ponte Metálica de Quixeramobim, inaugurada em 5 de fevereiro de 1899, foi construída para passagem da Estrada de Ferro de Baturité sobre o rio Quixeramobim, seguindo em direção a região sul do Ceará, o Cariri. Formada por cinco vãos de aproximadamente 52,4 metros cada, sobre pilaretes de blocos de pedra, a estrutura tem quase 210 metros de comprimento.

De acordo com o historiador Marcos Caetano, sua estrutura de ferro fundido foi trazida de navio da Bélgica, país baixo do continente europeu até a capital cearense, Fortaleza, e de lá foi transportada até Quixeramobim, para ser montada sobre o rio que corta a cidade. Durante aproximadamente um século foi utilizada para passagem de trens de passageiros e cargueiros, mas em razão da mudança de percurso da linha férrea, que iria passar por fora do perímetro urbano de Quixeramobim.




Fonte Diário do Nordeste