sábado, 4 de julho de 2015

Pedra Branca inicia ações emergenciais

1
Pedra Branca. Reivindicações da população acerca da qualidade da água que chega às torneiras, levaram o Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) deste município do Centro do Estado a iniciar a manutenção dos filtros da adutora que abastece os consumidores. O principal motivo do problema é o nível do Açude Trapiá II, reservatório de abastecimento da cidade. Segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), atualmente, o Trapiá II está com 4,87% de sua capacidade, o equivalente a 890 mil m³. Conforme o superintende do SAAE de Pedra Branca, João Adonias, o Município está investindo mais de R$ 70 mil, para tentar solucionar o problema. Estão sendo adquiridos seixos e areias especiais, de empresas do Rio Grande do Norte e de Pernambuco, a serem utilizadas em substituição ao material dos três filtros, instalados próximo ao açude. Mesmo assim, poderá não ser o ideal para o consumo. Por esses motivos, além de orientadas, mais de 7 mil famílias que contam com ligações de água serão alertadas para a necessidade de intensificação do racionamento. Adonias não descarta a possibilidade de corte no fornecimento de água em até três dias na semana. Caso o quadro hídrico não melhore, para manter o abastecimento até a próxima quadra chuvosa, a solução será a perfuração de poços, na bacia do Trapiá II, interligando a atual rede adutora. Os custos com o abastecimento deverão se elevar ainda mais.



Fonte Diário do Nordeste