![]() |
| Foto Kathleen Kunath / Divulgação. |
Se a seleção de dois longas-metragens cearenses no Festival de Berlim em 2026 já foi motivo de celebração quando anunciada em janeiro, as premiações recebidas por “Feito Pipa” e “Fiz Um Foguete Imaginando Que Você Vinha” no último fim de semana fortaleceram algo que já se sedimenta há alguns anos no circuito global de festivais.
“O Ceará vem se afirmando, de maneira consistente, como um polo dinâmico do audiovisual brasileiro no cenário internacional”. Quem afirma é Josephine Bourgois, diretora executiva do Projeto Paradiso, instituição filantrópica de apoio ao audiovisual brasileiro que investe na internacionalização da produção nacional e apoiou as duas produções.
O longa de Allan Deberton levou o Urso de Cristal de Melhor Filme da mostra Generation Kplus e o Grande Prêmio do Júri Internacional, enquanto a produção de Janaína Marques venceu o prêmio paralelo concedido por leitores do jornal alemão Tagesspiegel.
Investimento em desenvolvimento de roteiros é diferencial do Ceará
As conquistas recentes remontam a uma trajetória construída há décadas que passa pelo investimento contínuo em políticas públicas e por um aspecto diferencial ocorrido no Estado: o foco no desenvolvimento de roteiros, uma vez que os dois filmes nasceram no Laboratório Cena 15, da Escola Porto Iracema das Artes.
"Feito Pipa", com roteiro de André Araújo, participou do Cena 15 em 2019. Já “Fiz um foguete imaginando que você vinha” teve a ideia original, assinada por Taís Monteiro e Pedro Cândido, inicialmente desenvolvida na edição de 2017, resultando em roteiro assinado por eles, Xenia Rivery e Pablo Arellano.
Na avaliação de Josephine, o cenário visto hoje é “resultado de um ecossistema que amadureceu e passou a operar com visão de longo prazo, conectando uma ampla gama de oportunidades de formação — com iniciativas como o Lab Cena 15, do Porto Iracema das Artes, do qual também somos parceiros — com investimento em produção e circulação internacional”.
Para a diretora executiva do Projeto Paradiso, a estrutura do Cena 15 é um diferencial para os resultados alcançados pelo cinema do Estado. “Isso é o fator que não se encontra em outro lugar e que mudou o jogo do Ceará”, atesta.
Com informações do Diário do Nordeste.
