segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026

Gerdau retoma 327 empregos no Ceará e vai a 320 mil toneladas de aço por ano

Foto Fernanda Barros
A unidade da Gerdau (GGBR3 e GGBR4) em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, no Ceará, retomou oficialmente a produção de aço nesta segunda-feira, 2 de fevereiro, cumprindo a promessa de manter os 327 empregos.

E, juntamente com a fábrica de Caucaia, a companhia alcança capacidade de produção de 320 mil toneladas de aço por ano.

Esta outra planta também utilizará o aço produzido em Maracanaú como matéria-prima para a fabricação de aços longos.

“O principal destino dos produtos produzidos no Ceará é a indústria nacional, principalmente a construção civil, com fornecimento de vergalhões”, complementa André Gerdau Johannpeter, presidente do Conselho de Administração da Gerdau.

O reinício das atividades na aciaria ocorre após uma paralisação programada de quase dois anos, período em que a planta passou por um processo de modernização tecnológica em que foram investidos R$ 200 milhões, ficando abaixo dos R$ 400 milhões previstos à época do anúncio das obras.

O aporte foi focado no aprimoramento das práticas ambientais, melhoria da eficiência operacional e modernização dos equipamentos da área da aciaria, permitindo com que a operação forneça tarugos (vergalhão) com 12 metros (m) de comprimento.

Conforme o grupo, durante a execução do investimento, foram gerados cerca de 1.500 empregos diretos e indiretos.

“Com o reinício da aciaria em Maracanaú, ampliamos nossa produtividade e a oferta de produtos no Ceará, reforçando o atendimento dos nossos clientes nas regiões Nordeste e Norte do País”, afirma Johannpeter, que esteve na cerimônia de retomada.

Também estiveram no evento de reinauguração da indústria o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), e o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (União Brasil).

Com informações do O Povo.