![]() |
| Foto Shutterstock |
Como resultado da maior conscientização da população e do fortalecimento das ações de divulgação voltadas à proteção animal, o Disque-Denúncia 181, da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), registrou aumento expressivo na procura pelo serviço. Em comparação com 2024, o volume de denúncias cresceu 65,1%, consolidando os crimes de maus-tratos a animais como o segundo tipo de ocorrência mais reportada em 2025.
Os registros relacionados à violência contra animais ficaram atrás apenas das denúncias envolvendo tráfico de drogas. O dado reforça o papel do canal como ferramenta essencial de participação social no enfrentamento a crimes ambientais e contra a fauna.
Ao longo de 2025, o Disque-Denúncia 181 recebeu 2.839 denúncias anônimas relacionadas a maus-tratos a animais. No ano anterior, o serviço havia contabilizado 1.720 registros, evidenciando crescimento contínuo na utilização do canal pela população cearense.
DENÚNCIAS
Somente em janeiro de 2026, o número de denúncias apresentou aumento de 133,8% em relação ao mesmo período de 2025, saltando de 148 para 346 registros. As informações foram consolidadas pela Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS.
Para o coordenador da Coin, delegado Nelson Pimentel, os dados demonstram que a sociedade compreendeu a importância do Disque-Denúncia 181 no combate aos crimes contra os animais.
“Atualmente, o serviço funciona por três canais de comunicação: ligação telefônica para o 181, envio de informações pelo WhatsApp 85 3101-0181 e o uso do site E-Denúncia. O cidadão pode repassar dados sobre crimes que já tenham ocorrido ou que estejam em andamento”, afirma Nelson PImentel.
Com informações do Sire Opinião CE.
