terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

Ceará articula instalação de indústria de calçados em Pedra Branca

Foto Divulgação/ Sugar Shoes
O Governo do Ceará avançou nas tratativas para a instalação de uma indústria do setor calçadista no município de Pedra Branca, no Sertão Central. Em reunião realizada nesta última segunda-feira (9), na sede da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), representantes do Estado, da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece) e da gestão municipal alinharam os próximos passos para a chegada da empresa gaúcha Sugar Shoes à região.

O encontro teve como principal objetivo organizar as etapas administrativas e estabelecer um calendário para concessão de incentivos fiscais que viabilizem o novo investimento. A proposta faz parte da estratégia estadual de interiorização da indústria, voltada à ampliação das oportunidades de emprego e renda fora da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

A prefeita de Pedra Branca, Ivoneth Braga (PT), avaliou a reunião como decisiva para destravar pontos técnicos do projeto, como a escolha do terreno e os benefícios que serão ofertados à empresa. Ela destacou que a Sugar Shoes já atua em Senador Pompeu e vê no município uma possibilidade de expansão.

“Nossa cidade tem um potencial enorme no gado de corte, mas queremos diversificar. A indústria, chegando junto com a agropecuária, vai fortalecer nossa economia”, afirmou.

Com aproximadamente 42 mil habitantes, o município poderá sentir impactos positivos no cenário socioeconômico a partir da implantação da fábrica, que deve gerar postos de trabalho diretos e indiretos.

Representando o governador Elmano de Freitas (PT) e o titular da SDE, Domingos Filho (PSD), o secretário-executivo de Gestão e Planejamento da pasta, Rennys Frota, garantiu o apoio do Governo do Estado para agilizar o processo. Segundo ele, a chegada da indústria está alinhada à política de desenvolvimento regional.

“É um empreendimento que chega para cumprir nossa missão de promover o desenvolvimento econômico regionalizado. O Estado não medirá esforços para que essa indústria comece a operar o quanto antes, gerando emprego e renda para o povo de Pedra Branca”, destacou.

Com o avanço das negociações, Pedra Branca se posiciona para iniciar um novo momento de industrialização, reforçando a presença do Ceará no cenário nacional da indústria calçadista.

Com informações do Site Opinião CE.