![]() |
| Foto Reprodução/Ciro Albano |
A área destinada à preservação do ambiente onde vive o soldadinho-do-araripe — única ave exclusiva do Ceará — ganhou reforço com a criação de mais uma unidade de conservação no Cariri cearense. Com cerca de 5.540 hectares e distribuído entre os municípios de Crato, Barbalha e Missão Velha, o Refúgio de Vida Silvestre (Revis) do Soldadinho-do-Araripe, criado pelo Governo Federal em junho de 2025, fortalece a gestão do território onde vive a ave, que está em perigo de extinção.
Famoso pela plumagem branca e pelo topete vermelho nos machos, o soldadinho-do-araripe habita as matas ciliares nas encostas da Chapada do Araripe, especificamente próximo a cursos d’água. A região onde ele pode ser encontrado é considerada “um oásis no meio da Caatinga”.
Porém, a expansão urbana e a sobre-exploração dos recursos hídricos — como o encanamento total da fonte, lavagem de roupa e desmatamento no local da fonte — vêm afetando a reprodução da espécie.
Além disso, a ocorrência de incêndios em seu habitat, a poluição, as mudanças climáticas e outras ameaças fazem o soldadinho-do-araripe figurar na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Para se ter ideia, os dados mais recentes apontam que existem apenas 436 dessa espécie adulta na natureza.
“O empobrecimento da floresta também é uma ameaça, seja pela proliferação de palmeiras oleíferas que promovem e se beneficiam do fogo — como o babaçu —, seja pela retirada seletiva de árvores, bem como intervenções que exijam supressão vegetal”, explica Weber Girão, Gerente de Projeto da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (ONG Aquasis).
Com informações do Diário do Nordeste.
.jpg)