sábado, 24 de janeiro de 2026

15 alunos de escolas da rede pública do Ceará são aprovados em cursos de medicina

Foto Seduc Ceará/Divulgação
Quinze alunos que concluíram o ensino médio na rede pública de ensino do Ceará foram aprovados em cursos de Medicina em universidades públicas estaduais.

Um dos aprovados foi o jovem Marcos Willames Saboia de Andrade, de Crateús, a 318,38 km de Fortaleza. Ele concluiu o ensino médio técnico em Enfermagem na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Manoel Mano.

Marcos mora na zona rural, na localidade Bebida Nova, distrito de Santo Antônio, e foi aprovado para estudar no campus da Universidade Estadual do Ceará (Uece) em Crateús.

“Medicina era um sonho meu desde criança, para poder ajudar outras pessoas. A minha inclinação para a área da saúde veio associada ao desejo de fazer alguma transformação na sociedade, podendo contribuir de forma significativa para a vida de outras pessoas. Minhas expectativas são muito boas, creio que a Uece irá me oferecer várias oportunidades de crescimento, contando também com o meu esforço”, explica.

Pedro Lucas de Sousa Bezerra, de 18 anos, também é um dos cearenses aprovados para o curso de Medicina.

Ele é egresso do 2º Colégio da Polícia Militar Coronel Hervano Macedo Júnior, em Juazeiro do Norte. Pedro vai estudar na Universidade Regional do Cariri (Urca) e na Universidade de Pernambuco (UPE), no campus de Serra Talhada.

No entanto, ele aguarda o resultado do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), pois deseja entrar na Universidade Federal do Cariri (UFCA).

O desejo de Pedro em se tornar médico surgiu após o relato de uma colega, que passou por um procedimento cirúrgico para tratar uma escoliose.

“Certa vez, uma colega de estudos me contou a história de um procedimento médico que tivera de fazer. Ela tinha escoliose e conseguiu tratá-la. Ver a alegria dela ao narrar aquele evento e a sua satisfação quanto ao sucesso da operação me fez pensar: ‘talvez eu possa, também, trazer essa mesma alegria para outros’. Desse ponto em diante, quis cursar Medicina,” lembra.

Com informações do O Povo.