![]() |
| Foto Divulgação/HRN |
Sair do leito, respirar ao ar livre e se reconectar com sensações diversas por meio de elementos da natureza e estímulos visuais, táteis, olfativos e sonoros. Essa é a proposta do jardim sensorial, espaço terapêutico inaugurado em dezembro de 2025 no Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, para amenizar os impactos físicos e emocionais em pacientes acometidos por um acidente vascular cerebral (AVC) ou que realizaram uma neurocirurgia.
Ervas aromáticas, pedras de rio, areia de praia e sinos dos ventos, entre outros elementos, contribuem para a criação de um ambiente que proporciona “um acalento psíquico, emocional”, explica Giovanna Randal, coordenadora de Enfermagem do serviço de Neurocirurgia e AVC do HRN.
Isso porque, por um momento, ele deixa o ambiente “hospitalocêntrico” do quarto e o contato somente com profissionais para experimentar a área externa.
Entre os estímulos táteis, o paciente pode tocar em plantas e pisar em caminhos com diferentes materiais, para sentir texturas como o aveludado da malva e os grãos de areia entre os dedos.
Para despertar outras sensações e mexer com outros sentidos, o jardim também conta com plantas aromáticas — como a erva-doce e o hortelã —, elementos coloridos e música.
“Os pacientes neurológicos enfrentam limitações motoras, físicas, neurológicas, cognitivas e, muitas vezes, emocionais. Não só o paciente, mas também a família que está envolvida no processo de hospitalização”, explica a coordenadora
Com informações do Diário do Nordeste.
