![]() |
| Foto Tânia Rêgo/Agência Brasil |
O dia 17 de janeiro de 2021 é marcado pelo início da vacinação contra a covid-19 no Brasil. Após a aprovação do uso emergencial das vacinas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a enfermeira Mônica Calazans tornou-se a primeira brasileira imunizada, em São Paulo.
A campanha nacional começou oficialmente no dia seguinte, com a distribuição de 6 milhões de doses da CoronaVac importadas pelo Instituto Butantan. Poucos dias depois, em 23 de janeiro, o país recebeu mais 2 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca, trazidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Inicialmente, a imunização foi priorizada para profissionais de saúde, idosos, pessoas institucionalizadas e povos indígenas.
A partir de abril de 2021, hospitalizações e mortes entre idosos começaram a cair de forma significativa. Dados do Observatório Covid-19 Brasil indicam que, apenas nos primeiros sete meses da campanha, cerca de 165 mil internações e 58 mil mortes foram evitadas nesse grupo.
Com um ano de vacinação, o Brasil aplicou 339 milhões de doses, alcançando 84% da população. Especialistas estimam que a campanha preveniu 74% dos casos graves e 82% das mortes esperadas, poupando mais de 300 mil vidas.
Com informações do Site Opinião CE.
