![]() |
| Foto Reprodução |
O Sertão Central cearense se prepara para um dos eventos culturais mais significativos do país: o 30º Encontro dos Profetas da Chuva. Uma realização do Instituto de Pesquisa de Violas e Poesia Cultural Popular do Sertão Central, que já se consolidou como o maior do gênero no Brasil, e que este ano celebra três décadas de preservação do conhecimento tradicional e da sabedoria popular que interpreta os sinais da natureza para prever a quadra invernosa.
Marcado para o dia 10 de janeiro no IFCE – Campus Quixadá, o evento é um marco no calendário cultural da região, simbolizando a esperança de um bom inverno e a resistência de um saber ancestral.
Nesta 30ª edição, a organização promete reunir cerca de 30 profetas que apresentarão suas previsões para a quadra invernosa de 2026. O evento será conduzido por Helder Cortez, um dos idealizadores do encontro, que ao lado de João Soares, empresário de Quixadá, ajudou a transformar a reunião em um patrimônio cultural.
A celebração dos 30 anos se estenderá até julho de 2026, com a inauguração de um monumento homenagem, uma peça de teatro, um mural comemorativo e a publicação de um livro, perpetuando a memória e a importância do Encontro.
O 30º Encontro dos Profetas da Chuva é uma realização do Instituto de Pesquisa de Violas e Poesia Cultural Popular do Sertão Central, com o patrocínio da Dakota, Cosampa, Sistema Faec/Senar Ceará e Sindicato Rural. Apoio Cultural da Prefeitura Municipal de Quixadá, IFCE Campus Quixadá, Associação Cego Aderaldo de Arte e Cultura, Cagece, Instituto Dragão do Mar, Secretaria da Cultura do Estado através da Casa de Saberes Cego Aderaldo e Governo do Estado do Ceará.
Com informações do Site Revista Central.
