sábado, 10 de janeiro de 2026

Cearense morta por patroa em Portugal pode ser enterrada como indigente

Foto Arquivo Pessoal.
Quase um mês depois do assassinato da babá Lucinete Freitas pela patroa em Portugal, a família da cearense luta para evitar que o corpo seja enterrado como indigente no País europeu.

Segundo o portal Público Brasil, são necessários cerca de 10 mil euros (62,5 mil reais na cotação atual) para fazer o traslado do corpo da cearense de Lisboa, capital portuguesa, para Fortaleza. A família dela, no entanto, ainda não conseguiu arrecadar metade do valor.

Pela legislação de Portugal, passados 45 dias da liberação do corpo pela Polícia Judiciária, o enterro é feito à revelia. O corpo de Lucinete foi encontrado em 18 de dezembro do ano passado após ficar 13 dias desaparecido.

Isso significa que faz 23 dias que o corpo da babá está sob responsabilidade das autoridades portuguesas. A extradição de Lucinete tem de ser realizada até 1º de fevereiro. Passado esse prazo, a cearense pode ser enterrada como indigente em Portugal.

O Consulado-Geral do Brasil em Lisboa busca ajudar o viúvo, o também cearense José Teodoro, a fazer a repatriação do corpo da esposa, mas não há verba para esse tipo de apoio.

Com informações do Diário do Nordeste.