![]() |
| Foto: Reprodução |
O Estado do Ceará terminou o ano de 2025 com 3.021 mortes violentas. Apesar do alto número, o índice apresentou uma queda de 7,7% na comparação com o ano anterior, segundo dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) nesta quinta-feira (8). Em 2024, foram 3.272 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs).
Os CVLIs englobam homicídios (inclusive feminicídios), latrocínios (roubos seguidos de morte) e lesões corporais seguidas de morte.
O secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), Roberto Sá, apontou que "a gente está no caminho certo, mas queríamos muito mais".
Entretanto, para o secretário, a legislação brasileira não acompanhou a necessidade de se modernizar e combater as facções criminosas, o que tem prejudicado o trabalho da Polícia. "Ainda assim, como em todos os outros estados, nossas Forças se dedicaram, foram para as ruas, dia e noite, para combatê-las (facções) com o que se tem, e a gente tem que fazer exatamente isso", ponderou.
As macrorregiões da Capital, Interior Norte e Interior Sul também apresentaram redução no número de homicídios, na comparação entre 2024 e 2025.
11% foi a redução de mortes violentas em Fortaleza, segundo a SSPDS. No ano passado, foram 742 assassinatos. E no ano anterior, 834 crimes.
No Interior Norte, a redução de um ano para o outro foi de 10,6%, ao variar de 902 ocorrências para 806. Mas a maior queda no índice foi apresentada no Interior Sul: 16,5%, ao diminuir de 684 crimes para 571 mortes.
Com informações do Diário do Nordeste.
