![]() |
| Foto Paulo Lanzetta/Embrapa |
O Ceará ampliou a Área Livre da praga Anastrepha grandis, conhecida como mosca das frutas. A nova área reconhecida passa a incluir o distrito de Curupira, no município de Ocara. O reconhecimento consolida a credibilidade fitossanitária do Estado nos cenários nacional e internacional e fortalece exportações de melão e melancia.
O reconhecimento oficial foi concedido por meio de portaria publicada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), na última quarta-feira (7). Municípios no Baixo Jaguaribe já estavam livres da praga. O Mapa revalidou o reconhecimento em 12 municípios cearenses.
A medida atesta que a região incorporada atende a todos os critérios técnicos exigidos para a manutenção do status de Área Livre da praga, que é uma das mais restritivas para o comércio internacional de cucurbitáceas – família de plantas que inclui a melancia e o melão.
Conforme o Governo do Ceará, a conquista é resultado direto do trabalho “técnico e comprometido” da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri).
Os servidores do órgão elaboraram o projeto, acompanharam o monitoramento fitossanitário, reuniram as evidências técnicas necessárias e submeteram a proposta para avaliação e aprovação do Mapa.
Ainda conforme o Executivo, a Área Livre da mosca das frutas representa “um ganho estratégico” para o Ceará, já que aumenta a capacidade do estado de exportar melão e melancia para mercados internacionais.
“Com isso, o Ceará reforça sua posição de destaque na fruticultura nacional, amplia oportunidades comerciais, gera emprego e renda e impulsiona o desenvolvimento sustentável do agronegócio”, destacou.
Com informações do Site Opinião CE
