![]() |
| Foto Reprodução |
O domingo (25), entrou para a história da vida de Augusto de Paula, de apenas 8 anos, morador do município de Baturité, no Maciço de Baturité. O estudante conquistou a medalha de bronze no Round Global da Olimpíada Copernicus Natural Science, uma das mais relevantes competições internacionais voltadas ao estímulo do conhecimento científico entre crianças e jovens. A conquista foi celebrada com emoção pelo próprio Augusto, que compartilhou a experiência nas redes sociais.
“Foi muita emoção. Recebi muito carinho em toda essa trajetória. Muito obrigado por todos que apoiaram e torceram por mim. Foi um grande desafio, mas com dedicação e estudo podemos ir mais longe. Viva a educação!”, escreveu.
Augusto já é conhecido pelo desempenho acadêmico acima da média e pelo uso responsável das tecnologias digitais como ferramenta de aprendizagem. Diagnosticado com superdotação, ele apresenta facilidade em aprender conteúdos complexos, fala dois idiomas e acumula conquistas em diversas olimpíadas do conhecimento. A medalha internacional amplia ainda mais o currículo do jovem cearense.
O exemplo de Augusto também chama atenção pelo equilíbrio no uso das telas, sempre mediado por regras claras e acompanhamento familiar. Desde cedo, a tecnologia faz parte da sua rotina de forma educativa e controlada.
Foi assim que, aos 4 anos de idade, ele aprendeu inglês assistindo a vídeos educativos, o que despertou ainda mais interesse por ciência, tecnologia e inovação. “Gosto de ver vídeos que explicam como as coisas funcionam, sobre carros, tecnologia, piano e animais”, contou o estudante, em entrevista ao Opinião Criança na edição de janeiro.
Apesar da afinidade com recursos digitais, Augusto demonstra consciência sobre os limites do uso das telas. “Quando usamos telas demais, o cérebro pode ficar cansado. Por isso, eu sempre assisto no celular da minha mãe.
Ela vê o que estou assistindo e bloqueia o que não é bom pra mim”, explicou. A mãe, Vaneuda de Paula, relata que a redução do tempo de tela trouxe impactos positivos no comportamento do filho. “Ele ficou menos irritado, mais criativo nas brincadeiras e começou a se concentrar e comer melhor”,
Com informações do Site Opinião CE.
