sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

31 alunos de escolas públicas do Ceará ganham Ouro em Olimpíada de Matemática

Foto Divulgação/Governo do Ceará.
Os resultados da 20ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2025), divulgados no fim de dezembro, consolidam o Ceará como uma das principais potências educacionais do país. 

Com um total de 31 medalhistas nacionais de ouro, o Estado ocupa a sexta posição no ranking nacional, situando-se logo após grandes polos das regiões Sul e Sudeste, como São Paulo (115), Minas Gerais (63) e Rio Grande do Sul (56).

No contexto regional, o desempenho cearense é absoluto: o estado lidera o Nordeste com vantagem sobre a Bahia (20 medalhas) e Pernambuco (18 medalhas), reafirmando sua relevância no ensino de Ciências Exatas na região.

Em 2025, a primeira fase da Olimpíada teve o maior número de escolas e municípios participantes desde sua criação, em 2005. Ao todo, participaram 57.222 escolas de 5.566 municípios (99,93% de cobertura do território nacional). A edição reuniu 18,6 milhões de estudantes.

A força da educação pública cearense também se destaca pela capilaridade das premiações, que não se restringem à capital, Fortaleza. A lista de medalhistas de ouro também inclui alunos do interior, como Barreira, Ararendá, Jijoca de Jericoacoara, Mucambo, Cariré e Reriutaba.

A consistência do Ceará é comprovada pela presença de medalhistas de ouro em todos os níveis da competição. No Nível 3, voltado ao Ensino Médio, o estado obteve resultados expressivos em Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP) localizadas em municípios como Farias Brito e Sobral, além de unidades de tempo integral em Caririaçu e Crateús.

Instituições da rede regular figuram ao lado de unidades militares, mostrando que o ensino estadual consegue produzir excelência em diferentes realidades e metodologias.

Com informações do Diário do Nordeste.