![]() |
| Foto Reprodução |
A startup Infineat recuperou mais de 151 toneladas de alimentos no varejo cearense, o que evitou o descarte de R$ 1,36 milhão em produtos e garantiu a complementação de quase 249 mil refeições. O volume equivale, simbolicamente, a quase três Arenas Castelão lotadas.
Presente em mais de 19 estados, a Infineat atua com um modelo de gestão do desperdício evitável no setor de alimentos. Por meio de uma plataforma tecnológica, a empresa realiza desde o mapeamento do potencial de resíduos até a intermediação entre varejistas e instituições sociais, garantindo que alimentos próprios para consumo, mas sem valor comercial, tenham um destino adequado. O processo padroniza e torna rastreável uma etapa da operação que historicamente era invisível no varejo.
No Ceará, a startup trabalha com redes como o G Barbosa (Cencosud) e o Sam’s Club (Carrefour), contribuindo para a estruturação da gestão de resíduos alimentares no estado. Ao todo, foram recuperados 151.910 quilos de alimentos, fortalecendo também o Índice de Desperdício Evitável (IDE), métrica desenvolvida pela empresa para medir a eficiência de reaproveitamento das lojas. Os resultados sinalizam o potencial do varejo cearense para reduzir custos, ao mesmo tempo em que amplia o impacto social e a sustentabilidade ambiental.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que milhões de brasileiros enfrentam algum grau de restrição no acesso à alimentação adequada. Diante desse cenário, a iniciativa ganha relevância e destaca o Ceará no enfrentamento da fome.
Os resultados obtidos no estado acompanham a expansão nacional da Infineat. Em 2025, a startup evitou o descarte de R$ 30 milhões em alimentos em todo o país, volume equivalente à complementação de cerca de 5 milhões de refeições, beneficiando aproximadamente 130 mil pessoas por mês.
A empresa atua em parceria com grandes grupos do setor, como Carrefour, Unilever, Grupo Mateus e Cencosud, e vem se consolidando como referência nacional na gestão de excedentes e na redução do desperdício de alimentos.
Com informações do Site Opinião CE.
