quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

Impasse com Ibama adia para 2026 início da operação da Transnordestina entre Piauí e Acopiara

.Foto Kid Júnior.
O início da operação da Ferrovia Transnordestina acontecerá somente em 2026. Segundo a Transnordestina Logística S.A. (TLSA), concessionária responsável pela construção e pelo funcionamento da linha férrea, o impasse com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) é o principal motivo para o adiamento

As declarações foram feitas por Tufi Daher Filho, diretor-presidente da TLSA, durante evento da Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Aecipp), em Pecém, Região Metropolitana de Fortaleza.

Ele alega que, com o impasse na liberação da operação comissionada, a viagem das locomotivas ficou somente para 2026, "com expectativa de começar no início do ano".

Entenda o caso

Em outubro, a TLSA anunciou que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) havia liberado a operação comissionada (em fase de testes) para 679 quilômetros (km) da ferrovia, entre São Miguel do Fidalgo (PI) e Acopiara (CE), trecho já concluído do percurso.

O trecho usado, no entanto, seria menor: entre Bela Vista (PI) e Iguatu (CE), cortando ainda a porção oeste de Pernambuco. Um dia antes do início da operação, porém, o Ibama não autorizou a viagem devido à falta da Licença de Operação (LO).

Segundo o órgão nacional, havia pendências técnicas e documentais que impossibilitaram a emissão da licença. O Ibama ainda destacou que "a LO somente será emitida quando todas as exigências técnicas forem plenamente atendidas e quando for comprovada a viabilidade ambiental da operação".

No fim de novembro, a TLSA afirmou já ter enviado toda a documentação pendente e que aguardava a liberação do instituto para começar a operar a Transnordestina.

A reportagem procurou o Ibama, que confirmou o recebimento da documentação. De acordo com o órgão, a análise está em andamento, e a previsão é de que o parecer técnico sobre a LO seja emitido na próxima sexta-feira (12). A licença entra em vigor imediatamente após a aprovação do instituto.

Com informações do Diário do Nordeste.