![]() |
| Foto SAAE/Divulgação |
O mais recente Relatório sobre Segurança de Barragens com o balanço relativo ao ano de 2024 feito pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), mostrou que 26 açudes foram classificadas como aptas a ter prioridade máxima na recuperação de suas estruturas.
Entre as barragens listadas estão duas localizadas no Sertão Central: a barragem do açude Vieirão, em Boa Viagem, e a barragem do Sousa, em Canindé.
É bom esclarecer que, conforme a Cogerh explica, dizer que uma barragem ter prioridade máxima de recuperação, não significa que elas apresentam estruturas comprometidas, ou que correm risco de arrombamento.
Essa classificação indica apenas a necessidade de reparos com o intuito de preservar a estrutura das barragens, e garantir que os açudes tenham um funcionamento hídrico esperado.
As equipes de técnicos vistoriam as barragens duas vezes por ano, para atestar como as estruturas se comportam antes e após o período chuvoso.
De acordo com o detalhamento do relatório, os técnicos da Cogerh listaram 1.745 anomalias nas barragens. 1.231, o que corresponde a 70%, foram identificadas como de magnitude “Grande”, seguidas por 190 “Médias”, 189 “Pequenas” e 135 “Insignificantes”.
Com informações do Site Opinião CE.
