sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Escolas em favelas do Ceará estão em locais com menos árvores, rampas, calçadas e vias pavimentadas

Foto Tomaz Silva/Agência Brasil
Entre os diversos aspectos investigados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Censo Demográfico 2022 estão as características do entorno de domicílios e estabelecimentos. Nesta sexta-feira (5), novas informações divulgadas abordam esses dados especificamente em favelas e comunidades urbanas.

No Ceará, esse levantamento demonstra a carência de algumas infraestruturas próximo a escolas que estão localizadas nesses territórios, em comparação com unidades de ensino fora deles.

Para esta reportagem, o Diário do Nordeste selecionou alguns dos quesitos com maiores diferenças proporcionais entre as características no entorno dessas unidades de ensino no Estado e na Capital. O levantamento do IBGE coletou informações sobre os seguintes aspectos:

Arborização;

Capacidade de circulação da via;

Existência de bueiro ou boca de lobo;

Existência de calçada ou passeio;

Existência de iluminação pública;

Existência de obstáculo na calçada;

Existência de ponto de ônibus ou van;

Existência de rampa para cadeirante;

Pavimentação da via;

Vias sinalizadas para bicicletas.

O IBGE classifica como favelas e comunidades urbanas os territórios populares “originados das diversas estratégias utilizadas pela população para atender, geralmente de forma autônoma e coletiva, às suas necessidades de moradia e usos associados (comércio, serviços, lazer, cultura, entre outros), diante da insuficiência e inadequação das políticas públicas e investimentos privados dirigidos à garantia do direito à cidade”.

Com informações do Diário do Nordeste.