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| Foto Tomaz Silva/Agência Brasil |
Entre os diversos aspectos investigados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Censo Demográfico 2022 estão as características do entorno de domicílios e estabelecimentos. Nesta sexta-feira (5), novas informações divulgadas abordam esses dados especificamente em favelas e comunidades urbanas.
No Ceará, esse levantamento demonstra a carência de algumas infraestruturas próximo a escolas que estão localizadas nesses territórios, em comparação com unidades de ensino fora deles.
Para esta reportagem, o Diário do Nordeste selecionou alguns dos quesitos com maiores diferenças proporcionais entre as características no entorno dessas unidades de ensino no Estado e na Capital. O levantamento do IBGE coletou informações sobre os seguintes aspectos:
Arborização;
Capacidade de circulação da via;
Existência de bueiro ou boca de lobo;
Existência de calçada ou passeio;
Existência de iluminação pública;
Existência de obstáculo na calçada;
Existência de ponto de ônibus ou van;
Existência de rampa para cadeirante;
Pavimentação da via;
Vias sinalizadas para bicicletas.
O IBGE classifica como favelas e comunidades urbanas os territórios populares “originados das diversas estratégias utilizadas pela população para atender, geralmente de forma autônoma e coletiva, às suas necessidades de moradia e usos associados (comércio, serviços, lazer, cultura, entre outros), diante da insuficiência e inadequação das políticas públicas e investimentos privados dirigidos à garantia do direito à cidade”.
Com informações do Diário do Nordeste.
