sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

Ciro Gomes lidera contra Elmano de Freitas, mas perde para Camilo Santana na disputa pelo Governo do Ceará

Fabi Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil; Pedro Dimitrow; José Cruz/Agência Brasil
Pouco mais de dois meses após retornar ao PSDB, o ex-presidenciável Ciro Gomes aparece na liderança da corrida ao Governo do Ceará em um dos principais cenários eleitorais, segundo pesquisa Ipsos-Ipec, divulgada nesta sexta-feira (29). 

O levantamento mostra que Ciro vence o atual governador Elmano de Freitas (PT), mas não supera o ministro da Educação, Camilo Santana (PT) em outro cenário testado.Foto: 

Na simulação principal, Ciro Gomes tem 44% das intenções de voto, à frente de Elmano de Freitas, que aparece com 34%, e do senador Eduardo Girão (Novo), com 7%. Os votos brancos ou nulos somam 10%, enquanto 5% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder.

O Ipsos-Ipec também avaliou um cenário de segundo turno entre Ciro e Elmano. Nesse recorte, o tucano amplia a vantagem e alcança 49%, contra 39% do governador. Brancos e nulos totalizam 8%, e os indecisos, 4%.

No quesito rejeição, Eduardo Girão lidera com 51% dos eleitores afirmando que não votariam nele de forma alguma. Elmano de Freitas tem rejeição de 31%, enquanto Ciro Gomes registra 21%, o menor índice entre os principais nomes testados. Outros 2% disseram que poderiam votar em todos os candidatos, e 11% não souberam ou preferiram não opinar.

A pesquisa ouviu 800 eleitores em todo o Ceará, entre os dias 13 e 16 de dezembro, e tem margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Com informações do Ceará Agora.