![]() |
| Foto Arquivo pessoal |
O cearense de 12 anos, João Pedro, mais conhecido como ‘JP das Galáxias’, será o único brasileiro a acompanhar o lançamento do foguete HANBIT-Nano. O garoto, que é natural de Fortaleza, irá representar o País no evento, que ocorrerá no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no estado do Maranhão.
A missão, intitulada SpaceWard, terá janelas abertas a partir do dia 17 de dezembro.
Evento irá transportar satélites e experimentos ao espaço
O evento pretende transportar cinco satélites e três experimentos ao espaço. Os dispositivos foram desenvolvidos por universidades e empresas brasileiras e internacionais.
Conforme a Agência Espacial Brasileira (AEB), o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) foi fundado em 1983 e é operado pela Força Aérea Brasileira (FAB). É a principal infraestrutura do País voltada a lançamentos espaciais.
O equipamento se encontra instalado próximo à Linha do Equador, o que para além da economia de combustível, também permite o recebimento de operações de lançamentos espaciais.
Podem ser realizados no CLA: lançamentos suborbitais, principalmente para a realização de pesquisas em microgravidade; e lançamentos orbitais, capazes de inserir satélites em órbita da Terra.
Com informações do O Povo.
