![]() |
| Foto Davi Rocha/ SVM |
O céu brasileiro será palco de um raro espetáculo astronômico na noite desta quarta-feira (5), a segunda e maior superlua do ano de 2025, conhecida como Superlua do Castor.
O fenômeno poderá ser observado em todas as regiões do país, desde que as condições meteorológicas sejam favoráveis, encantando observadores e entusiastas da astronomia com seu brilho intenso e tamanho aparente maior que o habitual.
O termo “superlua” se refere à Lua cheia que ocorre no perigeu, ponto mais próximo da órbita do satélite em relação à Terra. Como a órbita lunar é elíptica, essa distância varia ao longo do mês. Durante as superluas, a Lua pode parecer até 14% maior e cerca de 30% mais brilhante do que uma Lua cheia comum. Apesar de não haver definição científica formal, a expressão foi criada em 1979 e ganhou popularidade por sua beleza impressionante.
Em 2025, ocorrerá uma sequência de três superluas: a primeira foi em 6 de outubro, a segunda nesta quarta-feira (5) e a terceira em 4 de dezembro, formando uma espécie de “trilogia lunar” para fechar o ano.
Com informações do Portal GC Mais.
