![]() |
| Foto Shutterstock. |
A China anunciou que suspendeu, nesta sexta-feira (7), a proibição de importação imposta ao Brasil durante o surto de gripe aviária, registrado no primeiro semestre.
Divulgada pela Administração Geral de Alfândegas chinesa, conforme o portal g1, a decisão não especificou quais produtos estarão incluídos na retomada do comércio entre os países.
A nação asiática segue a tendência de outras, como Chile, Namíbia, Macedônia do Norte e Arábia Saudita, que retiraram as restrições sobre importação brasileira impostas devido ao surto.
Suspensão das importações
A compra de frango nacional foi suspensa pela China em 16 de maio deste ano, quando o Brasil detectou o primeiro e único caso de grive aviária em uma granja comercial, no município de Montenegro (RS).
Os chineses são o principal importador de aves brasileiras. Somente em 2024, eles compraram mais de 560 mil toneladas da carne, conforme o g1.
O Brasil é a nação que mais exporta frango, enviando a carne para 151 países.
Em setembro, uma comitiva do governo chinês esteve em território nacional para fazer uma auditoria visando comprovar que o país estava livre da gripe aviária.
Com informações do Diário do Nordeste.
