sexta-feira, 24 de outubro de 2025

Ceará promove encontro internacional para fortalecer gestão sustentável de resíduos sólidos

Foto Divulgação/Agência
O Ceará vai receber, entre os dias 29 e 31 de outubro, um encontro internacional sobre gestão sustentável de resíduos sólidos. Por meio da Secretaria das Cidades, o evento é realizado pelo Governo do Estado em parceria com a Agência de Proteção Ambiental da Suécia (SwEPA).

Com apoio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e da Companhia de Gás do Ceará (Cegás), o evento, com o tema “Diálogo Ceará-Suécia sobre Economia Circular e Resíduos Sólidos”, será realizado no Espaço Cegás de Cultura.

O objetivo é promover o intercâmbio de experiências entre o estado e o país nórdico, com o objetivo de alcançar soluções inovadoras em gestão de resíduos sólidos urbanos. A programação está estruturada em quatro eixos temáticos:Gestão de resíduos e iniciativas circulares;

Prevenção de resíduos e redução do uso de plásticos;

Conversão de resíduos em energia, com destaque ao biogás;

Cidades circulares e climaticamente inteligentes.

Durante os três dias, o encontro reunirá autoridades, técnicos, pesquisadores e representantes dos setores público, produtivo e acadêmico, com uma programação que inclui nove painéis, 35 palestras, duas visitas técnicas, uma sessão especial com empresa de biogás e uma exposição aberta ao público.

Enquanto a Suécia é referência mundial em economia circular, com políticas de reaproveitamento e conversão de resíduos em energia, o Ceará ainda enfrenta desafios como o encerramento de lixões e o aumento das taxas de reciclagem.

Segundo o secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque (PP), a parceria vai ampliar as chances de “implementação de soluções inovadoras”. Além disso, ele destacou que a iniciativa pode servir de exemplo para o restante do continente.

O evento acontecerá de forma presencial para técnicos, pesquisadores e setores específicos convidados e de forma on-line para os demais interessados no tema. Os participantes que cumprirem pelo menos 80% da programação receberão certificado emitido pela Escola de Gestão Pública.

Com informações do Sote Opinião CEm