![]() |
| Foto Fabiane de Paula |
A rotina que começa na madrugada não impediu que produtores de leite se reunissem na manhã de sábado (30, em frente à sede industrial da Alvoar Lácteos, em Morada Nova. Os manifestantes protestaram contra a redução no preço pago pelo litro do leite.
Segundo os produtores, em 2025 a queda já soma R$ 0,30 por litro, sem reflexo na diminuição do valor ao consumidor final. Eles também denunciam a falta de um indexador de preços e a entrada irregular de leite de outros estados.
A escolha da Alvoar como local do protesto se deve ao fato de a empresa concentrar 50% da compra do leite no Ceará, influenciando o mercado e o preço pago aos produtores.
Articulado por lideranças do Sertão Central e do Vale do Jaguaribe, o movimento ganhou força e contou com a adesão de produtores de várias regiões do estado.
A manifestação foi pacífica e evidenciou a união da categoria.
“O produtor de leite do Ceará não luta contra empresas ou pessoas, mas para seguir produzindo com dignidade”, declarou um dos líderes do ato.
O próximo passo será uma audiência pública na Assembleia Legislativa, garantida pelo deputado estadual Felipe Mota. O encontro contou ainda com a presença do presidente da FAEC, Hamilcar Silveira, e do deputado De Assis Diniz.
Com informações do Site Opinião CE.
.jpeg)