![]() |
| Foto Divulgação/ZPE Ceará |
O Ceará pode se tornar o segundo maior polo de data centers do Brasil com a chegada de novos empreendimentos no Complexo Industrial do Porto do Pecém, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza.
O complexo irá receber um data center da Casa dos Ventos, gigante da produção de energia renovável, com investimento total estimado de R$ 150 milhões. A planta será instalada na Zona de Processamento de Exportação (ZPE), com início da construção até dezembro.
A ZPE também atraiu interesse de pelo menos outras cinco empresas do ramo, segundo Fábio Feijó, diretor-presidente da ZPE Ceará.
Empresas internacionais apresentaram propostas para a instalação de data centers de hiperescala, capazes de processar grandes volumes de dados, como os utilizados por Google, Facebook e Amazon. Os projetos são voltados a operações com altas demandas de processamento.
Os projetos estão sendo avaliados e deve haver uma definição sobre boa parte deles até o primeiro semestre de 2026, segundo Fábio Feijó. “Estamos analisando as ofertas, mas o mais importante disso é que entramos no mapa mundial dos data centers", afirma.
Com informações do Diário do Nordeste.
