![]() |
| Foto Renato Bezerra |
Um novo capítulo de grandes reduções de voos e de assentos da Azul no Nordeste se dará na alta estação de dezembro de 2025 e janeiro de 2026.
Um levantamento realizado pela coluna com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), no período da próxima alta estação, revela que a Azul deve encolher 9% em voos nas capitais nordestinas.
As cidades mais impactadas com menos voos são: Recife, Maceió, Teresina, João Pessoa, Fortaleza, Aracaju e São Luís. Salvador terá incremento de 4% em número de voos e Natal deve manter as mesmas operações.
Haverá ainda a redução média de 5% em número de assentos nas capitais nordestinas.
São cerca de 117,1 mil assentos a menos, sendo Recife, Maceió, Aracaju, Fortaleza, João Pessoa e Teresina as mais afetadas neste quesito. Apenas São Luís, Natal e Salvador devem ter mais assentos disponíveis no período.
A Azul já havia suspendido as operações neste ano da Conecta em cidades do Ceará, Maranhão e Piauí, além do encerramento de rotas em Mossoró (RN), São Raimundo Nonato (PI) e Jericoacoara (CE).
Em nota, a Azul informou que reavalia constantemente as operações em suas bases, como parte de um processo de ajuste de oferta e demanda.
"Desta forma, a Companhia vem promovendo ajustes em sua malha, desde o início do ano, o que foi comunicado amplamente, otimizando sua operação em todas as regiões, em um processo normal de adequação da malha, inclusive para novos voos que serão implantados na alta temporada".
Segundo a Azul, os ajustes consideram uma série de fatores que vão desde o aumento nos custos operacionais da aviação, a alta do dólar, até questões de disponibilidade de frota, bem como o seu atual processo de reestruturação
Com informações do Diário do Nordeste.
