sexta-feira, 11 de julho de 2025

Pesquisadoras da Universidade Federal do Ceará descobrem que substância da árvore jucá pode ajudar no tratamento de lesões ósseas

Foto Ribamar Neto/UFC Informa
Dentre a diversidade na fauna e flora presente na Mata Atlântica, existe uma árvore nativa que é utilizada como matéria-prima para vários fins, desde a construção de navios à de violões. Essa planta é chamada de jucá ou pau-ferro, e possui qualidades como: madeira firme, resistente, durável e de alta densidade.

Os benefícios provenientes dessa espécie vegetal, considerada o “ébano brasileiro“, vão além das construções, atingindo até a saúde humana. 

Essa é a descoberta de uma equipe de pesquisadoras do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica da Universidade Federal do Ceará (UFC), que desenvolveu uma estrutura para regeneração de tecidos ósseos a partir de uma substância extraída da árvore jucá.

O grupo, composto integralmente por cientistas mulheres, criou um material classificado dentro da categoria dos scaffolds, que são as estruturas usadas na medicina regenerativa para a reparação de tecidos e órgãos. 

A pesquisa também apresenta uma investigação de biomateriais para implantes ósseos com alternativa de fácil produção, biodegradável e com ausência de toxicidade aos pacientes.

Uma equipe composta integralmente por cientistas mulheres elaborou um material classificado dentro da categoria dos scaffolds, como são chamadas as estruturas usadas na medicina regenerativa visando à reparação de tecidos e órgãos.

A tecnologia em saúde gerou uma carta-patente expedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em abril deste ano.

Com informações do Site Opinião CE.