![]() |
Fotto Alcides Freire/Divulgação |
Neste sábado, 5, acontece o lançamento de “Caso porque te amo, mato porque me amo", da jornalista cearense Ana Márcia Diógenes.
Através de 30 poemas ilustrados, divididos em 8 capítulos, o livro costura a trajetória da personagem que perpassa temas como amor, sedução, abuso e morte.
O lançamento acontece às 10h30min, durante o II Gallery Center Day, um espaço multicultural que reúne arte, música, literatura, moda e gastronomia.
A obra, que teve sua estreia na XV Bienal Internacional do Livro do Ceará, faz uma analogia à aranha viúva-negra, espécie que se alimenta do parceiro. Com a morte do macho após o acasalamento, na crendice popular, é como se ela o matasse.
Segundo Ana, a personagem foi elaborada a partir de casos de várias mulheres apelidadas de “Viúvas negras do Sertão”, conhecidas por terem matado companheiros com quem se relacionaram.
A ideia para a obra, contudo, surgiu após uma reportagem feita pela jornalista, em que episódios reais serviram de base para a construção de situações e desfechos, como os vividos por Maria Nazaré, do Rio Grande do Norte, que teria matado pelo menos quatro maridos.
“O 'caso porque te amo' é fruto de uma série de reportagens que fiz. São mulheres que, ao invés de serem mortas e serem vítimas do feminicídio, têm que matar para sobreviver. Esse assunto ficou me chamando depois da reportagem. E no livro quis mostrar que não são todas as mulheres que se deixam matar por amor”, conta a jornalista.
Com informações do O Povo.